terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Relato do meu parto

Durante minha gravidez li diversos relatos de parto e me emocionei com vários deles, ficava sempre imaginando como seria comigo, mas nem nos meus melhores e mais otimistas dos pensamentos poderia imaginar que ele fosse ser tão maravilhoso e abençoado.
Na verdade a história do meu parto começou na minha primeira consulta de pré- natal, quando a minha, até então obstetra, me comunicou que só fazia parto cesárea. Voltei pra casa pensativa porque sempre pensei em ter um parto normal e me apavorava a ideia de uma cirurgia. Com oito semanas de gravidez, depois de muita leitura e conversa, decidi: realmente era o parto normal que eu queria. Decisão tomada, mudei de médica e segui em frente com esta postura mesmo ouvindo de muita gente que eu era maluca em optar por sentir dor, nos tempos atuais.
A gravidez transcorreu de forma maravilhosa, sem enjoos, sem dores, sem nenhum incômodo ou problema, foi tudo tranquilo e perfeito. A data prevista para o nascimento do Maurício era 26/02/2012, onde completaríamos 40 semanas. No dia 14/02/2012 tive uma consulta de pré-natal e foi constatado que eu estava com 2 cm de dilatação, mas até então eu não sentia absolutamente nada, ainda estava indo trabalhar normalmente e fazia as atividades de casa também. Com isso comecei a achar que teria um longo trabalho de parto, que demoraria tempos pra ter a dilatação total.
No dia 19/02/2012, domingo de carnaval, acordei por volta das 07:40h da manhã com cólica e vontade de ir ao banheiro, achei normal já que aquele era o meu horário habitual para isso. Voltei pra cama achando que o problema estava solucionado e a cólica ia passar, mas para a minha surpresa isso não aconteceu. Com poucos minutos a cólica voltou, passou e voltou novamente, foi então que entendi que algo diferente estava acontecendo e que ali começara meu trabalho de parto. Levantei e comecei a andar pela casa, sentia muita fome, mas diante daquele quadro preferi não comer, misturei um pouco de achocolatado no leite e bebi.
As contrações continuavam, e comecei a anotar a duração e o espaço de tempo em que elas viam, durava cerca de um minuto e meio num intervalo de cinco minutos, às vezes quatro e outras vezes oito minutos.
Acordei Vini e disse que o Maurício chegaria naquele dia, ele sorriu e voltou a dormir, parecendo não acreditar, então eu insistir e disse que estava tendo contrações, aí então ele levantou e passou a anotar os intervalos de cada contração. As dores eram super tranquilas, comparadas às cólicas que sentimos quando estamos com dor de barriga ou até mesmo quando estamos “naqueles dias”, e por isso eu ficava sem saber o que fazer, se ligava pra minha médica, se ia pra maternidade, se avisava aos meus pais..
Resolvi então tomar um banho e ir me arrumando, enquanto ajeitava uma coisa ou outra, as contrações viam, Vini anotava e então disse que era melhor irmos pra maternidade e ligou pra minha médica, já era 09:30h. A médica perguntou desde que horas estava tendo dor e diante do curto espaço de tempo transcorrido, ela me orientou a ir na emergência de um hospital que ela dava plantão, ser atendida por uma plantonista para verificar o quanto estava dilatado e em seguida me orientava a ir ou não para a maternidade. Nesse momento liguei pra meu pai avisando e pra minha prima Néia que estava a postos para me acompanhar, seguimos então para a emergência.
Chegando lá fomos logo atendidos e para a surpresa de todos já estava com 7 cm de dilatação, nem pude acreditar. Ainda deitada na maca liguei para minha médica contando e ela pediu que fossemos imediatamente para a maternidade, assinei um termo de responsabilidade e nos dirigimos para lá.
Chegamos às 11:00h, minha médica já me aguardava na recepção, enquanto Vini cuidava do internamento eu fui examinada por ela e foi confirmado os 7 cm de dilatação. Logo em seguida veio uma enfermeira me trocar e nos encaminhar ao centro obstétrico, eram 11:30h. Entrei andando, conversando, feliz, faltava muito pouco agora.
Eu não senti medo, ansiedade, nervosismo, nada disso, a dor das contrações era bem pouca, nem parecia que estava em trabalho de parto. O sentimento que me dominava era amor, só o amor.
Recebi aplicação da peridural nas costas, e às 11:40h minha bolsa foi rompida pela médica, também foi necessária a episiotomia. A cada contração fazia força e Maurício ficava mais próximo de mim. Quando ele já tinha coroado eu quis saber: “ele tem cabelo?” e a médica me respondeu: “tem sim, bastante!”, sorrimos todos.
Foram necessárias poucas forças e logo eu fui informada que bastava mais uma e meu bebê nasceria. Nossa!!! Nem acreditei, foi tudo muito rápido. Então quando veio a contração, prendi a respiração e o empurrei o máximo que pude, saiu a cabeça e fui tomada por uma grande sensação de alívio, logo em seguida veio o corpinho todo, nessa hora ninguém mais existia ali, não ouvia nada também, era só eu e ele. Maurício nasceu às 12:03h com 3,220 Kg, 49 cm, Apgar 9-9, um presente de Deus, o maior de todos os meus sonhos, e o melhor, foi tudo perfeito e maravilhoso.
Agradeço a Deus por este milagre da vida, esta bênção, agradeço por Ele ter me escolhido para ser a mãe do Maurício e ter podido viver todos esses momentos com ele. Agradeço também a toda minha família, meu esposo Vinícius, minha mãe Valmira, meu pai Valfredo e meu irmão Valdenir, que viveram comigo esta gravidez e hoje curtimos nosso príncipe, todos juntos, e não poderia esquecer dos meus amigos, os reais e os virtuais, obrigada por tanto carinho e amor comigo e com meu pequeno.




1 comentários:

Verdades ocultas do Meadd.com disse...

parabéns pelo parto amigo!
linda sua historia eu estou com 30 semanas muito ansiosa!

Postar um comentário