Gravidez semana a semana

38ª semana:
O bebê essa semana deve medir 35cm e pesar 3100g.
O cabelo do bebê está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos.
Com a proximidade do "dia D", a mamãe deve continuar sentindo as "falsas contrações", um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia.
As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros. Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper.
Parto cesárea
A indicação da cesárea é feita para mulheres com hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e eclampsia. O parto cesariana também é indicada se o bebê estiver em sofrimento fetal, se não estiver na posição ideal, se sua placenta estiver com deslocamento prematuro ou se a gestação for prolongada.
Depois de aplicada a anestesia, o obstetra corta sete camadas de tecido até chegar ao útero, onde faz uma incisão para retirar a criança e a placenta. Depois limpa toda cavidade do útero, terminando com as suturas.



37ª semana:

O bebê está medindo 35cm e pesando 2950g.
Agora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana.
O bebê já está na posição que irá nascer, fazendo o médico decidir se vai ser parto normal ou cesárea.
Você estará um pouco mais aliviada em relação a dores e respiração. Um corrimento vaginal mais forte pode aparecer. Qualquer alteração deve ser informada ao médico.
Com o bebê de termo, as consultas pré-natais devem ser semanais, com avaliação ginecológica para conferir a dilatação do colo uterino, a integridade da bolsa amniótica e o pólo fetal que está se apresentando.
Pré-termo, termo e pós-termo
Uma gestação que se encerre antes da 37ª semana é chamada de gestação pré-termo.
Gestação termo é aquela que dura entre a 37ª semana e a 42ª semana incompleta.
Já a gestação que tem duração de 42 semanas ou mais é conhecida como pós-termo.




36ª semana:
O comprimento do bebê está em torno de 34cm, com peso de 2750g (Peso do Maurício: 3113g).
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, conseqüentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.
Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.
Para garantir a saúde materno-infantil, as consultas médicas a partir de agora se tornam semanais.
É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.
A ansiedade e alteração de humor nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as maiores dúvidas.
O útero está bem abaixo das suas costelas.
O parto normal
Quando as contrações começam, dilatam o colo do útero em até 10cm (abertura suficiente para o bebê sair) e isso pode durar até 18 horas.
Na sala de parto, a mamãe toma a anestesia peridural que tira a dor, mas não a sensação. O bebê é expelido pelas contrações e nasce. A placenta é eliminada em seguida.
Se houver demora, o médico usa de medicamentos para induzir o parto.


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



35ª semana:
O comprimento do feto chega a 33cm e seu peso a 2550g.

A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e deixem de ser imaturos.
O bebê nessa semana já pode "descer", deixando a barriga mais baixa. Devido ao ganho de peso, ele já é um bebê "gordinho".
Como o bebê "desceu", ele não pressiona tanto os seus órgãos e você respira melhor, mas pode sentir dores na parte inferior da coluna.
Procure seu médico imediatamente se houver inchaços na face e nas mãos, pode ser sinal de pré-eclampsia, isto é, hipertensão que restringe a circulação sanguínea para a placenta, muito perigoso.
Seu útero está 15cm acima do seu umbigo.
Conversas
Seu bebê escuta desde cedo e reconhece a voz da mãe mesmo dentro da barriga.
Converse muito com seu bebê, diga o quanto ele é querido e amado por você e pelo papai. O bebê sente todo esse carinho e fica mais tranqüilo.
Se durante a gestação a mamãe ou papai cantar sempre uma música para o seu bebê, pode se preparar que vocês terão surpresas após o nascimento do nenezinho. Sabe por quê? Simples, porque o bebê se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranqüilo ao ouvir a voz da mamãe.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/

34ª semana:
A medida do bebê nesta fase é de 32cm com peso em torno de 2300g.

A pele do bebê está lisa devido ao ganho de peso. O sistema imunológico evolui.
Na 34ª semana de gravidez, o bebê se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase, a mamãe deve continuar sentido contrações indolores chamadas Braxton Hicks, conhecidas como falso trabalho de parto. Só preste atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.
Ajuda
Você tem alguém para te ajudar como uma mãe, uma sogra ou uma empregada? Não! Então é bom começar a pensar nisto.
Dessa fase em diante, você se sentirá cada dia mais cansada e sem fôlego, aliada à uma barriga enorme e incômoda. Não poderá realizar muito esforço físico e por isso precisará de alguém que te ajude nos serviços domésticos.
E quando o bebê nascer, suas atenções estarão voltadas para ele. Quando o queridinho da família te der uma folga é hora de descanso e não de pensar nos problemas da casa. Mais uma vez a importância de alguém que te ajude com os afazeres domésticos.


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/




33ª semana:
O bebê está com 30cm de comprimento e 2000g de peso.
Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado.
Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O lanugo desaparece.
Como o bebê está pressionando seus órgãos, o melhor a fazer é ir mais vezes no banheiro e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades.
Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico.
Precaução
Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida.
Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.
Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê.
Organize o quarto do bebê.
Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/

32ª semana:
O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm (tamanho do Maurício: 44 cm) e seu peso é de 1800g (peso do Maurício: 2000g).
O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.
Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes.
O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo.
As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas.
A partir de agora, as suas consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis.
Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.
Pediatra
Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra.
Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança.
Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/

 

31ª semana:
A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.
A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.
Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.
O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!
Segurança
Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é?
Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório.
Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.
Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade.
Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.



Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/




30ª semana:
A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.
O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.
Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.
Chá de bebê
Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.
Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.
Divirta-se!
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/


29ª semana:
O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.
Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.
O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.
Inchaço
A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.
Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/


28ª semana:
A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.
Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.
Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.
Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.
Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.
Diabetes gestacional
Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece também em mulheres não diabéticas, que desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.
O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.
É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.
A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.
 
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/




27ª semana:
A medida do bebê é de 24cm e seu peso é de 1000g (1 Quilo).
As funções do cérebro do bebê se aprimoram cada dia mais. Já tem enormes chances de viver sem seqüelas se nascer prematuramente, mas terá que ficar em incubadora, pois não tem gordura suficiente para deixar seu corpo aquecido.
O útero da mamãe encontra-se a 7cm acima do umbigo.
A taxa de colesterol pode aumentar, mas é normal. A dificuldade de respirar também aumenta, o feto pressiona os pulmões.
Nunca esqueça de alimentar-se bem, o bebê necessita de muitos nutrientes sempre.
Curso para gestantes
Procure e faça um curso para gestantes.
Normalmente, os cursos são realizados nas maternidades e nas Unidades Básicas de Saúde do seu Estado. Nele você poderá tirar todas as suas dúvidas com profissionais da área de saúde sobre a gestação, conhecer melhor você e seu bebê, aprender a reconhecer quando chegar a hora do seu bebê nascer. Além disso, os cursos informam sobre amamentação e tipos de parto, momento do parto e os dias que se seguem após o parto.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/
 
26ª semana:
O bebê deve estar com 23cm de comprimento e pesar 910g.
Começam movimentos respiratórios primitivos. Os olhos ficam abertos.
Fase de intensa evolução de peso e amadurecimento dos órgãos.
O útero da mamãe está a quase 7cm acima do seu umbigo. Aumentam as dores de cabeça e nas pernas devido ao peso extra, assim como falta de ar.
Lembrete
É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto.
Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.


 
25ª semana:
O comprimento do seu bebê nessa semana pode estar por volta de 22cm e pesar 700g (Maurício está com 960g).
As mãos já abrem e fecham. Que legal! O corpo cresce mais que a cabeça: tronco e membros tornam-se proporcionais. Ainda tem pouca gordura. O bebê já percebe a luz.
Se o bebê nascer nesta semana, ele tem chances de sobreviver, mas o prognóstico de seqüelas permanentes é grande.
A mamãe pode sentir uma pressão nas costelas e região lombar.
As estrias podem aparecer, faça uma boa hidratação desde o começo da gravidez.
Dores nas costas
É uma reclamação comum das mamães.
Procure estar atenta à sua postura, sempre ereta. Use sapatos baixos e descanse sempre elevando os pés.
O uso de cinta de suspensão e contenção abdominal é indicado quando orientado por seu médico.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/

24ª semana:
A medida do bebê é de 21cm e seu peso cerca de 540g.
O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.
Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga da mãe e dar chutes e socos fortes.
O útero deve estar uns 5cm acima do umbigo. Seu corpo está em pleno trabalho e se sentirá mais cansada.
Câimbras
Mais à frente, você poderá sentir câimbras principalmente quando estiver descansando. Isso ocorre devido a conseqüências do inchaço gestacional, cansaço e falta de alguns nutrientes.
Faça sempre alongamentos e inclua em sua refeição alimentos ricos em sódio, potássio e cálcio.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



23ª semana:
O bebê cresceu mais um pouco, agora seu comprimento é de 20cm e pesa 455g. A parte interna do ouvido do bebê se consolida. Ainda magro e com a pele enrugada, o bebê já tem a aparência de quando nascer.
A sede da mamãe aumenta. É preciso beber bastante água. Descanse sempre que puder e evite serviço pesado ou então muito esforço físico.
Sua barriga está redonda e seu útero a quase 4cm acima do seu umbigo.
Trabalho
A grande maioria das mamães continua trabalhando normalmente até o fim da gravidez, isto é, até o momento em que se sentem bem.
O único incômodo é que o cansaço chega mais fácil e o dia parece que não termina. O ideal é que você faça alguns intervalos e aproveite para se alimentar com lanches saudáveis.
Seu trabalho não pode exigir esforço físico e/ou emocional em exagero, da mesma forma em que não pode ficar exposta a substâncias químicas.
Caso haja esse entrevero, converse com o seu médico e com seu chefe.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



22ª semana:
Esta semana seu bebê está medindo em torno de 19cm e pesando cerca de 350g (Maurício está com 28 cm e 526g). Que gracinha! Sobrancelhas, cílios e unhas estão inteiramente formados. O cérebro cresce rapidamente. As papilas gustativas estão em formação.
Poucas mudanças aconteceram no corpo da mamãe da semana passada para cá. Seu útero está aproximadamente 2cm acima do seu umbigo.
A gravidez agora é tranqüila, a barriga ainda não está muito grande, mas já é notada e você está livre dos enjôos e azias. Curta o quanto puder esse período, nunca esquecendo dos cuidados orientados pelo médico.
Viajar
Você pretende viajar? Que bom! Só não deixe que a viagem se torne problemática e estressante.
Procure o nome de um hospital próximo de onde irá passar os dias de descanso. Se por um inconveniente precisar de um médico, já saiba onde encontrar um.
Se for uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo para você e para a pessoinha que está dentro da mamãe. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



21ª semana:
O bebê está medindo 18cm e pesando 300g.
O cabelo do seu bebê fica mais denso e ele pode soluçar de forma que você perceba. O sistema digestivo está em grande funcionamento. O bebê engole o líquido amniótico, seu organismo absorve a água e as substâncias sólidas são mandadas para o intestino grosso.
Com o bebê cada dia maior, o corpo da mamãe poderá inchar, principalmente ao fim do dia. Para melhorar a circulação, beba muita água e descanse com as pernas elevadas. Seja cuidadosa na sua alimentação.
Manchas
Por causa do aumento do hormônio estrogênio, pode surgir na pele do rosto da gestante depois de exposta ao sol manchas marrom, principalmente ao redor dos olhos e nariz, chamadas de melasmo.
Todo cuidado é pouco nessa fase. Cuidados ao se expor ao sol devem ser tomados como o uso de protetor solar, chapéus e óculos de sol.
Provavelmente as manchas desaparecerão após o nascimento do bebê.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/

20ª semana:
O bebê nesta semana mede cerca de 16 cm e pesa 260g.
Forma-se uma secreção das glândulas sebáceas sobre a pele, o vernix, que tem a função de proteger a pele do feto que está imersa no líquido amniótico.
O sistema nervoso está mais complexo e os cinco sentidos do bebê estão desenvolvidos. O segundo exame ultrassonográfico, se possível com avaliação morfológica, deve ser realizado entre 18 e 24 semanas, para se avaliar o crescimento fetal, identificar as estruturas do feto e determinar o sexo fetal.
Nesse período de gestação, o útero está na altura do umbigo. Roupas leves e confortáveis devem ser usadas. Entramos na metade da sua gravidez.
Muito cansaço
Se você se sentir muito cansada, converse com seu médico. Isso pode ser sintoma de anemia que é ruim tanto para a futura mamãe quanto para o bebê.
Anemia nada mais é que falta de ferro no organismo. O ferro ajuda na formação dos glóbulos vermelhos importantes na oxigenação.
Os alimentos onde se encontra o ferro são carne vermelha, gema de ovo, fígado e vegetais verde-escuros. Caso precise, seu médico receitará suplemento de ferro.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



19ª semana:
O comprimento do bebê deve variar entre 13 e 15cm e pesar 200g.
Nessa fase de gravidez, os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam integralmente. O bebê muda de posição e responde a estímulos externos como luz e som.
Os dentes começam a se desenvolver. Nessa semana (ou na próxima) já é hora de fazer um outro ultra-som, o morfológico, para ver tamanho e peso do bebê, idade gestacional e verificar como está coração, placenta e cordão umbilical.
O peso extra pode afetar na postura da mulher que já não fica com a coluna ereta, causando dores. Use sapato baixo e tome banhos quentes para aliviar as dores.
Seu peso hoje
Só por curiosidade, no seu ganho de peso até agora pode contar que:
200g é o seu bebê
170g a placenta
320g o líquido aminiótico,
320g o útero
180g cada seio
O restante do seu peso refere-se a líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas. Portanto, o ganho considerado de peso é algo absolutamente normal.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/   

18ª semana:
O bebê mede entre 12 e 14cm e pesa quase 150g.
Ele escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar.
As retinas se tornam sensíveis à luz e os ovários das meninas já estão diferenciados. O ideal é que a mamãe tenha ganhado cerca de uns 5kg.
Os movimentos do bebê serão sentidos mais fortes. O útero está 2 cm abaixo do umbigo.
Compras
Aproveite esse trimestre da gravidez para fazer o enxoval e comprar os móveis do quarto do bebê, pois já não existe o mal-estar do início da gravidez, o perigo do abortamento passou e o peso da barriga ainda não atrapalha na respiração e caminhada.
É bom visitar maternidades para escolher a que melhor se encaixe em suas necessidades como localização e equipe especializada.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/
 

17ª semana:
Com 100g, o bebê agora mede 12cm.
Uma camada de gordura subcutânea (tecido adiposo) se forma para controle de temperatura do bebê, mas a pele continua translúcida.
O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer.
Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe. Não se assuste.
Não se esqueça de você!
Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa.
Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



16ª semana:

Nesta semana o comprimento do bebê deve variar entre 108 e 116mm e o peso é de 80g (Maurício está com 157g).
As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!
Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.
Os seios estão mais sensíveis e o útero pode ser sentido abaixo do umbigo.
Nessa fase, os médicos podem pedir alguns exames de nomes estranhos como alfa-fetoproteína, que serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida, e a amniocentese, feito com a coleta do líquido amniótico para verificar a existência de algumas doenças genéticas, a maturidade pulmonar, a idade e o sexo do bebê.
Cuidados com os seios
Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.
Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amamentar, que algumas mães reclamam, está relacionada à maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



15ª semana:
Seu bebê ao fim dessa semana deve medir 103mm e pesar 50g.
Os cabelos começam a aparecer e os ossos ficam cada vez mais duros por causa da retenção de cálcio. Os braços dobram as articulações.
Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Mas às vezes esse bebê "apronta" e por causa de sua posição não será possível a identificação do sexo.
A mamãe já pode localizar o bebê abaixo do umbigo tateando com as mãos. Dificilmente agora poderá esconder que está grávida, até o quadril está mais largo.
Sexo na gravidez
Sexo na gravidez não faz mal a você nem ao seu bebê. O bebê está protegido e o pênis não o alcança.
O sexo vai depender do seu estado emocional, pois com o turbilhão de hormônios que a gravidez provoca a libido fica alterada. Algumas mulheres sentem mais vontade de fazer sexo enquanto outras não.
A relação sexual só é contra-indicada em alguns casos de histórico de aborto e quando há perda de líquido amniótico ou sangue.



14ª semana:
O comprimento do feto varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.
Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.
Conhecendo seu corpo - parte II
Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.
A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.
O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br


13ª semana:

O bebê pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20g.
O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais.
Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas.
O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.
Conhecendo seu corpo - parte I
Você sabe para quê serve o útero e o líquido amniótico?
O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele se contrae na hora do parto expulsando o bebê de dentro do corpo da mamãe.
Já o líquido amniótico não deixa a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra função é de isolar o bebê do frio e do calor. Amortece os possíveis socos e empurrões que a mamãe levar na barriga.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br



Resultado da TN, 12 semanas e 3 dias:



12ª semana:

O comprimento do feto neste período é de 61mm e seu peso de 13g. (Meu baby está com 67,6 mm e 57g)
A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo.
Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição.
A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios.
Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.
Agora a mamãe já não sente enjôos, azias ou dores nos mamilos. Em algumas mulheres já se pode notar uma “barriguinha”, já que o útero cresceu um pouco.
A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga.
Até aqui, um exame ultrassonográfico deve ter sido realizado para confirmar a idade gestacional (6ª a 12ª semana), para avaliar a viabilidade da gravidez e para medir a translucência nucal (10ª a 12ª semana).

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br

 

8ª semana:
O embrião chegará a 20mm esta semana e pode pesar quase 3g.
Haverá um rápido crescimento nas próximas semanas. As partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam. Elas ainda crescerão e ficarão mais especializadas.
Formam-se os dentes e músculos faciais. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer e o esqueleto a se ossificar.
A mamãe pode sentir dor na parte inferior do seu abdome por causa do crescimento do útero ou de sua contração. O útero cresce, mas ainda não é perceptível por fora.
Enjôos e azias ainda podem aparecer.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br






5ª semana:
O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm.
O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.
Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer.
Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.
Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.
Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada).
Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br





17 comentários:

Anônimo disse...

Ola...não estou gravida, mas estou adorando acompanhar o seu blog....vc mostra sempre o amor e o carinho que vc tem pelo seu filho mesmo antes dele nascer....Parabens...que sua gravides continue otima sem incomodações...saiba que vc esta me inspirando para qum sabe logo logo, iniciar a minha tentativa para ter o meu baby....
parabens espero que continue postando mesmo depois do nascimento do Mauricio, para que a gente possa acompanhar o crescimento e as descobertas que vc vai fazer com ele todos os dias....gostaria de ver o quarto dele, vc poderia mostrar passo a passo a decoração para que as pessoas possam se inspirar e fazer tambem.
Que Deus abençoe sempre a sua familia e boa sorte...

Jeisa disse...

Olá!
Você é muito especial: pois é criativa, meiga, cuidadosa e enfim muito abençoada. Estou na minha 22º semana de gestação e acho o máximo curtir o seu blog. Sou cunhada de Fernanda.
Um abraço e boa sorte.
Jeisa

Val Agrícola disse...

Oi Jeisa, Nanda me falou de vc. Obrigada por nos acompanhar e parabéns pela gravidez! Espero poder te ajudar no que precisar, beijão bem redondo!!

Sonia disse...

Ola Val td bem?? bom acompanho seu blog e seus videos desde no inicio da sua gravidez...não acredito que o Mauricio ja esta chegando...passou muito rapido....bom ainda não estou gravida, mas tentando e muito....gostaria de saber quais foram os seus primeiros sintomas de gravidez...antes do atraso mestrual...bom aguardo sua resposta e parabens....boa sorte e q Deus t abençoe

Val Agrícola disse...

Oi Sônia, tudo ótimo. Obrigada por nos acompanhar! Olha a única coisa que sentir antes de descobrir que estava grávida era cólica, bem fortes como se a menstruação fosse chegar, como ela é muito certinha no segundo dia de atraso fiz o teste e deu POSITIVO. Mas nunca sentir enjoos, tonturas, e não tive nenhum daqueles clássicos sintomas de gravidez não. Beijo grande!

disse...

Oi Val,

Já faz um tempo que venho acompanhando seu blog pois minha cunhada está grávida e peguei algumas dicas com você sobre chá de fraldas, convites etc, nesse segundo semestre de 2012 paro de tomar minha pílula e serei uma tentante oficial.
Quero desejar uma "boa hora" (é assim que dizemos aqui em Sampa rs, acho que aí tb!) pra ti e que Maurício venha cheio de saúde pra essa terra!

Fiquem em Paz.
bjs,

Val Agrícola disse...

Oi Fê, obrigada por nos acompanhar e pelas palavras carinhosas, muito boa sorte pra vc nesta fase de tentante, fica com Deus, beijos!!!

disse...

Val Parabénsssss pelo filhote! Ele realmente é lindo!!
Fiquei muito emocionada com seu relato no momento do parto, até me arrepiei rs!!

Fiquem em paz!
bjs,

janaynna disse...

VALQUIRIA PARABEN PELO FILHO LINDO...MUITA SAUDE PRA VC..QUE DEUS ABENÇOE VCS,,,,TBM ESTOU GRAVIDA DE 7 MES ESTOU ESPERANDO UMA MENININHA JA TENHO UM FILHO DE 5 ANOS ....TCHAU JANAINA CAPAO BONITO SAO PAULO MEU EMAIL E JANAINA.AMARAL2012@BOL.COM ,ME ESCRIVI NO SEU CANAL MAS AINDA NAO CONSEGUI POSTAR NEM VIDEO SO TEM QUE FIZ COM MEU FILHO TA ESCRITO YNNA E WESLLEY NO YOU TUBE

Anônimo disse...

Val, amo assistir os seus vídeos...E o Maurício está cada dia mais lindo. Que Deus continue abençoando a sua linda família .
Mtos bjos!
JUSSARA .

Val Agrícola disse...

Oi Jussara, obrigada pelo carinho e por nos acompanhar. Fica com Deus, bjos!

Anônimo disse...

Olá ontem estive vendo no youtube seu video de convite para cha de fraldas do bebe Mauricio e vim a procura dos moldes aqui no blog mais nao encontrei gostaria de receber os moldes por email
meu email é
dani_passarella@hotmail.com
já que nao encontro molde transparente e sim branco como faço? Onde vc achou o molde transparente? Me ahude com urgencia!!!!
agradecida
dani
Sua resposta tambem gostaria de receber por email se possivel
até mais

Anônimo disse...

estou de 31 mais ando mto preocupada o que fazer?

Anônimo disse...

Meu nome é Priscila sou de São Paulo, você ganhou mais uma fã adorei seus videos Parabéns pelo seu bebê lindo .. agora preciso da sua ajuda eu e meu marido estamos indo em uma clinica de reprodução a algum tempo e estamos fazendo diversos exames , mas a um tempo atrás ficou 10 dias atrasado e depois veio , e agora no mês de dezembro 2012 não veio e ja tem 5 dias de atraso estou com medo de fazer o exame e me decepcionar fale algo para me ajudar .
Obrigada

Unknown disse...

Oi. Meu. Nome. E rosana. Tenho. 37. Anos. E. Estou. Sesperada. Pos. Estou. Achando. Que. Estou. Gravida. Estou. Com. Muitos. Sono. E. Muitas. Dor. Nas. Costa. E. Na. Basia. Sera. Que. Estou. Gravida

Unknown disse...

Oi. Meu. Nome. E rosana. Tenho. 37. Anos. E. Estou. Sesperada. Pos. Estou. Achando. Que. Estou. Gravida. Estou. Com. Muitos. Sono. E. Muitas. Dor. Nas. Costa. E. Na. Basia. Sera. Que. Estou. Gravida

Anônimo disse...

Oiii estou com 29 semana adoro ler todas os dia obrigada!!!

Postar um comentário